quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Maceió (AL)


Maceió (AL)

Nenhum dos 40 quilômetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. São águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores como Tabuba e Gunga, garantem aos turistas dias de férias variadas, a pequena distância dos principais hotéis.

O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Mas é importante ficar atento às condições para banho - em Jatiúca, uma das praias mais famosas, ocasionalmente o mar está impróprio. Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa  infra-estrutura com  barracas e cadeiras para alugar,  ciclovia e um imenso calçadão. De  Pajuçara, por exemplo,  partem as jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade.

Longe da orla ficam as atrações culturais, espalhadas pelo Centro de Maceió. São igrejas em estilos arquitetônicos variados - do barroco ao gótico - e espaços que guardam a rica arte popular do Nordeste. Também no bairro histórico do Jaraguá, antiga zona boêmia, estão construções do século 19, além de antigos casarões e armazéns.

O pólo gastronômico da capital nasceu em Jatiúca, a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo da região. Hoje, por toda a orla, se encontram restaurantes e quiosques com uma grande variedade de opções. Da culinária regional - regada a frutos do mar, das lagoas e dos rios - aos pratos com sotaque francês, passando pelos japoneses e até peruanos, há restaurantes para todos os gostos.

Não deixe de experimentar pelo menos um quitute que leve sururu, um saboroso molusco de propriedades afrodisíacas. Guarde ainda um espaçinho para a tradicional tapioca, com mais de 30 sabores de recheio. Também típicos são os trabalhos das famosas rendeiras de Alagoas. Passada de mãe para filha, a arte confere cores e bordados a peças diversas encontradas no bairro do Pontal da Barra.

Nos arredores de Maceió, rusticidade é a palavra-chave, em especial na Costa dos Corais, ao Norte. As praias espetacularmente desertas e acessíveis pela estrada emoldurada por coqueirais, como Carro Quebrado e Tatuamunha, ficam em simples vilarejos. Em compensação, abrigam charmosas pousadas.

Já quase em Pernambuco, o destaque é Maragogi, com suas imensas piscinas naturais conhecidas como Galés. No sentido oposto, o destino é Penedo, uma bucólica cidade histórica às margens do Rio São Francisco. Dali é fácil partir para a foz do Velho Chico e apreciar o encontro de suas águas com o mar, rodeado por imensas dunas douradas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Deserto do Saara-Africa


Deserto do Saara, África
texto de outros


O Deserto do Saara se estende por 10 países do norte da África, ocupando um espaço semelhante ao tamanho do Brasil. Trata-se de um dos lugares mais selvagens e áridos do planeta, mas também tem algumas das paisagens mais bonitas, com suas dunas que parecem não acabar nunca.

O deserto do Saara, no qual se distinguem dois trechos, um dominado por dunas arenosas e denominado Erg, e outro bastante pedregoso denominado Hamadas, compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Atualmente vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara.

A área do deserto também inclui parte das bacias do Rio Nilo e do Rio Senegal, as montanhas Aïr, Hoggar, Atlas e o Vulcão Tibesti, pequenos desertos como o Deserto da Líbia, Ténéré, Depressão do Qatar e Erg Chebbi, o lago Chade, e os oásis Bahariya, Ghardaïa e Timimoun. As fronteiras do Saara são o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul. O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel.

Os limites do Saara podem também ser definidos por critérios botânicos, definidos por Frank White, que correspondem a zonas climáticas (por exemplo, definidas por Robert Capot-Rey). O limite norte coincide com a região em que se cultiva a tamareira (nos oasis) e com o limite sul do esparto, uma poácea típica do clima mediterrânico; este limite corresponde igualmente à isoieta (linha de igual precipitação anual) dos 100 mm. A sul, o Saara limita com o Sahel, uma cintura de savana seca com um verão chuvoso, que se estende através de toda a África. Aí o limite é definido pela Cornulaca monacantha, uma quenopodiácea tolerante à seca, ou pelo limite norte do Cenchrus biflorus, uma grama característica do Sahel, o que corresponde à isoeta de 150 mm. Este valor é a média de muitos anos, uma vez que a precipitação varia muito de um ano a outro.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Grand Canyon - EUA


Grand Canyon, EUA

O Grand Canyon encontra-se no território dos Estados Unidos. Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.

O primeiro estrangeiro a visitar o Grand Canyon foi o espanhol Garcia Lopez de Cardenas em 1540. Porém, a primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi.

É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.

Tudo nesta formação natural é exagerado. Ao norte do Estado norte-americano do Arizona, o Grand Canyon é o maior cânion do mundo, um templo da geologia que se estende por mais de 400 km, chegando a medir 29 km de largura, com profundidades de mais de 1.500 metros.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Boundary Waters - EUA e Canadá



Boundary Waters, EUA e Canadá
Fonte: Diversas

Águas de Fronteira - também chamado de o país Quetico-Superior - é uma região de deserto ocupando o Canadá-Estados Unidos fronteira com os Estados entre Ontário e Minnesota , na região a oeste do Lago Superior .  Esta região é parte da Floresta Nacional Superior no nordeste de Minnesota e no Canadá que inclui La Verendrye e Quetico parques provinciais, em Ontário. Voyageurs National Park em Minnesota também pode ser considerado como parte das Águas de Fronteira. O nome "Águas de Fronteira" é frequentemente usado em os EUA para se referir especificamente à área da região selvagem EUA proteger sua extensão sul, as Águas de Fronteira Canoe Wilderness Area .

The Boundary Waters região é caracterizada por uma vasta rede de canais e pântanos dentro de um glacial paisagem esculpida do pré-cambriano rocha coberta de finas solos e florestas boreais. Águas de Fronteira é um destino popular para recreationalists perseguindo campismo, canoagem , pesca , bem como para aqueles que simplesmente olhando para o cenário natural e relaxamento.  A área é uma das várias distintas regiões do Minnesota .

Encravadas entre os Estados Unidos e o Canadá, nos Estados de Minnesota e Ontário, perto do Lago Superior, a região de Boundary Waters consiste em mais de 1000 lagos interconectados, cercados por belas florestas e ideais para a prática da canoagem. Muito filmes têm sido rodados nesta natureza deslumbrante

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Barcelona-Espanha




Barcelona, Espanha
Fonte: Diversas

Barcelona (em catalão, 'bərsəˈɫonə', em espanhol, 'barθeˈlona') é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha; é, também, a capital da comarca de Barcelonès e da província de Barcelona. É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca de 1 621 537 habitantes e uma área de 101,4 km². A área urbana de Barcelona, porém, se estende além dos limites administrativos da cidade e abriga uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes em uma área de 803 km² , sendo a sexta área urbana mais populosa na União Européia, após Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona.

É a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo. É a parte principal de uma união de cidades e municípios adjacentes chamada Área Metropolitana de Barcelona, com uma população de 3 186 461 habitantes em uma área de 636 km² (densidade de 5 010 habitantes por km²). Barcelona está localizada na costa do Mediterrâneo, entre a foz do Rio Llobregat e a foz do Rio Besòs, sendo limitada a oeste pela Serra de Collserola (512 metros de altitude).

Em Barcelona, se encontram as instituições mais importantes do governo da Catalunha: a Generalidade da Catalunha (governo autônomo) e o parlamento autônomo.

O nome Barcelona deriva do antigo Ibero Fenício Barkeno, inscrito em uma antiga moeda em alfabeto Ibero como  em grego antigo como Βαρκινών (Barkinṓn) e em latim como Barcino, Barcilonum e Barceno.

Durante a Idade Média, a cidade ficou conhecida como Barchinona, Barçalona, Barchelona e Barchenona.

Capital da Catalunha, Barcelona é incomparável e inesquecível. A cidade seduz turistas em busca de diversão nas muitas baladas e bares da cidade, suas praias, suas tapas e cozinha mediterrânea, sua arquitetura simbolizada pelo arquiteto Antônio Gaudí e sua Sagrada família – e, cada vez mais, para tentar ter a sorte de ver um jogo do Barça de Messi e Guardiola.