quinta-feira, 5 de maio de 2016

Laranjeiras_SE

Laranjeiras (SE)

Um verdadeiro tesouro arquitetônico colonial, com direito a belo artesanato típico e manifestações folclóricas preservadas, está escondido a menos de 30 quilômetros da capital sergipana. A cidade histórica de Laranjeiras é visitada por turistas em passeios de um dia, feitos a partir de Aracaju, que chegam para conferir, em especial, as igrejas construídas durante a passagem dos jesuítas pela região - em cada colina tem uma construção!

Inclua no roteiro a Capela do Bom Jesus dos Navegantes, com belíssima fachada.

Dando boas vindas aos que chegam ali, a Capela do Bom Jesus dos Navegantes, no morro do Bom Jesus, chama a atenção pela fachada - típica do barroco brasileiro do século 19, embora só tenha sido inaugurada no século 20.

Comece o passeio subindo o Morro do Bonfim, ponto mais alto da cidade e que abriga a igreja de mesmo nome, para apreciar a vista do Vale do Cotinguiba.

Inclua no roteiro a suntuosa Matriz do Sagrado Coração de Jesus, erguida no século 18 e com características barrocas tanto na fachada quanto no interior. E ainda a igreja Presbiteriana de Sergipe, em estilo neogótico.

Os museus também merecem uma visita. Entre eles, o Afro-Brasileiro, que funciona em um sobrado do século 19 e que, desde 1976, guarda peças que ilustram o período escravocrata, além de representar a cultura afro nas suas mais variadas formas. Já o Museu Sacro abriga cerca de 500 peças entre imagens e prataria.

Uma das melhores épocas para visitar a cidade é no início do mês de janeiro, quando acontece o Encontro Cultural, reunindo grupos folclóricos e visitantes do Brasil e do exterior. Na programação do tradicional evento - que já passou das trinta edições - estão exposições fotográficas, apresentação folclóricas variadas e shows musicais.


Para quem viaja com crianças, um bom programa é o zoo-parque da Fazenda Boa Luz. O complexo reúne um zoológico - com direito a rinocerontes e ursos -, um pequeno parque aquático com toboáguas e um pesque-pague.

Nenhum comentário: