segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal e excelente Ano Novo


Prezados Visitantes,

Desejo a todos um ótimo Natal e excelente Ano Novo, agradeço imensamente a visita ao meu cantinho.
Estou em recesso na publicação da matérias, mas prometendo voltar em 2013 com tudo, muitos informação interessante e na mesma linha para todos os gostos.

Obrigada,

Antonia Albuquerque

Dear Visitors,

I wish everyone a great Christmas and great New Year, thank immensely the visit to my little corner.
I'm in recess in the publication of materials, but promising to return in 2013 with all, many interesting information and in the same row for all tastes.

Thank you,

Antonia Albuquerque

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Penedo_AL


Penedo (AL)

O primeiro povoado de Alagoas é hoje uma das cidadezinhas mais belas do estado. Fundada no século 16, às margens do rio São Francisco, Penedo guarda um preservado centro histórico tomado por museus e igrejas dos séculos 17 e 18. A maior atração da região, porém, é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu.

A viagem dura cerca de 45 minutos, passando por casebres de ribeirinhos e cruzando com muitas jangadas coloridas. Chegando ao encontro do rio com o mar, a paisagem ganha a moldura de dunas douradas que formam um delta salpicado de coqueiros e imensas lagoas de águas azuis. As embarcações ficam ancoradas por uma hora, tempo estabelecido pelo Ibama para cada visita à região. O período é suficiente para subir e descer correndo pelas dunas e nadar nas lagoas, mas deixa um gostinho de "quero mais" quando a vontade de apreciar a paisagem não passa de jeito nenhum.

De volta à terra firme, circule a pé pelas ruas de paralelepípedo de Penedo. Comece o roteiro histórico pelo conjunto barroco formado pelo Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria dos Anjos (1759). Continue pela aconchegante Igreja de Nossa Senhora da Corrente (1765), com azulejos portugueses policromados; o Teatro Sete de Setembro (1865); e o Museu do Paço Imperial.

É neste cenário que acontece o Festival de Tradições Populares, com desfiles de bandas de pífanos no segundo fim de semana de janeiro. Na mesma época, uma bela procissão fluvial comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes.

Além de história e cultura, Penedo também tem praias. A mais concorrida é a do Peba, a cerca de 30 quilômetros, na foz do São Francisco, com dunas e coqueirais. Boa parte do passeio é feito pela areia, sendo o acesso possível somente com bugues. Já para curtir o pôr do sol, o endereço é o antigo Forte da Rocheira, na beira do Velho Chico.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Alcobaça_BA


Alcobaça_BA

Um dos portos de embarque para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Alcobaça é base para os turistas que seguem para o arquipélago em função de suas boas opções de hospedagem.

Quando chegam à cidade, porém, os visitantes se surpreendem também com as construções coloniais do Centro Histórico e com a mesa farta - cortada por mar, rio e manguezal, Alcobaça se orgulha de sua produção de camarões, siris, ostras e peixes, que chegam aos pratos sempre fresquinhos.

Na hora de curtir as praias, a mais procurada é a que dá nome à cidade, com calçadão, coqueirais e mar calmo. Outras boas opções são a da Barra, com casas de veraneio; e a do Coqueiro, deserta e com ondas fortes.

Vale a pena esticar o passeio até à zona rural, que ainda hoje abriga casas de fazenda e de farinha em pleno funcionamento.