segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Antártida


Antártida
(texto de outros)

É a Terra do sul continente , contendo o geográfica Pólo Sul. Ele está situado na Antártica região do Hemisfério Sul , quase inteiramente ao sul do Círculo Polar Antártico , e é cercado pelo Oceano Antártico . De 14,0 milhões de km 2 (5.400.000 sq mi), é o quinto maior continente em área depois da Ásia , África , América do Norte e América do Sul. Para efeito de comparação, a Antártica é quase duas vezes o tamanho da Austrália.  Cerca de 98% da Antártida é coberta por gelo que as médias de pelo menos 1 milha (1,6 km) de espessura.

Antártica, em média, é o continente mais frio mais seco, e, mais ventoso, e tem a maior média de elevação de todos os continentes. Antarctica é considerado um deserto , com taxas de precipitação de apenas 200 milímetros (8 polegadas) ao longo da costa e muito menos no interior. A temperatura na Antártida atingiu -89 ° C (-129 ° F). Não há residentes permanentes humanos, mas em qualquer lugar a partir de 1.000 a 5.000 pessoas residem ao longo do ano nas estações de pesquisa espalhadas por todo o continente. Somente organismos frio adaptados sobrevivem lá, incluindo muitos tipos de algas , animais (por exemplo ácaros , nematóides , pinguins , focas e Tardigrades ), bactérias , fungos , plantas e protistas . Vegetação onde ocorre é tundra.

Apesar de mitos e especulações sobre uma Terra Australis ("Southern Land") remontam à antiguidade, a primeira observação confirmada do continente é comumente aceito para ter ocorrido em 1820 pela expedição russa de Fabian Gottlieb von Bellingshausen e Lazarev Mikhail em Vostok e Mirny. O continente, no entanto, permaneceu em grande parte negligenciado para o resto do século 19 por causa de seu ambiente hostil, falta de recursos, e isolamento. O Tratado da Antártida , assinado em 1959 por 12 países; à data, 49 países assinaram o tratado. O tratado proíbe atividades militares e de mineração mineral, proíbe explosões nucleares e a eliminação de resíduos nucleares, apóia a investigação científica, e protege o continente ecozone. Experiências em curso são realizados por mais de 4.000 cientistas de muitas nações.

No Polo Sul, a Antártida reserva quase 70% da água potável do planeta - congelada, claro. O lugar é muito inóspito, mas totalmente incrível, e quem o visita vive a sensação de estar sozinho no mundo em meio a impressionantes icebergs e planícies brancas. O Brasil tem um acesso relativamente fácil para a Antártida, por meio do sul da Argentina.

Nenhum comentário: