domingo, 28 de novembro de 2010

Maceió_AL



Maceió

Chamada de Cidade-Restinga por causa de sua localização, entre a Lagoa de Mundaú e o Oceano Atlântico, Maceió se destaca pelo tom inigualável do mar, cujas águas cristalinas, mornas e tranqüilas, variam do verde-esmeralda ao azul-turquesa.

Famosa por suas exuberantes piscinas naturais, a capital do estado de Alagoas possui cerca de quinze praias de areias brancas e finas, uma bela orla marítima toda enfeitada por coqueiros e um clima tipicamente tropical, em que o sol brilha quase o ano inteiro.

Da Praia de Pajuçara, parte a maioria das jangadas que levam turistas para a região onde os arrecifes, na maré baixa, formam piscinas naturais, a dois quilômetros da costa.

Nas Piscininhas, como costumam ser chamadas, o oceano se transforma num aquário repleto de peixes multicoloridos. As correntes frias do alto mar não conseguem transpor as barreiras de coral e as águas, rasas e límpidas, ganham uma temperatura apropriada ao mergulho e à contemplação da bela natureza marinha.

Outro ponto de saída para os passeios de jangada que, em geral, não gastam mais de vinte minutos para chegar até as piscinas naturais é a Praia dos Sete Coqueiros, situada na ponta norte da enseada de Pajuçara.

Quem quer menos agitação, deve procurar praias como Ponta Verde. Com suas águas calmas e transparentes, muitos coqueiros e piscinas naturais, é a melhor praia urbana de Maceió, além de bem sossegada, pelo menos durante o dia, pois à noite se torna ponto de encontro da juventude local.

Jatiúca também é uma opção mais tranqüila, enquanto Cruz das Almas e Jacarecica apresentam ondas boas para a prática de surfe, e Guaxuma tem casas de veraneio requintadas.

Garça Torta disputa com Pratagi, muito conhecida por ter uma estátua de sereia erguida sobre os recifes, o título de praia mais bonita da cidade.

Como se não bastasse ter praias paradisíacas e um mar absolutamente deslumbrante, Maceió possui ainda um dos maiores complexos lagunares do país, em que sobressai a famosa Lagoa Mundaú, com seu vasto manguezal formando um cenário de rara beleza.

Diversas embarcações promovem passeios pela lagoa, pontilhada por nove ilhas e que vai até Barra Nova, onde se encontra com o mar.

No Bairro Histórico do Jaraguá, uma das regiões mais antigas de Maceió, armazéns portuários e algumas construções de arquitetura colonial e neoclássica, abrigam bares, restaurantes, casas noturnas e museus.

Um comentário:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.