quarta-feira, 20 de abril de 2011

Paranapiacaba_SP


PARANAPIACABA – SP

A vila de Paranapiacaba est á localizada no município de Santo André, localizada a 48 km do centro da capital. É um lugar charmoso, onde o clima e a neblina das montanhas fazem lembrar o clima europeu. Fundada para abrigar os funcionários da companhia inglesa de trens que construiu a São Paulo Railway, estrada que ligava o interior do Estado ao porto de Santos, essa pequena vila se tornou um dos lugares mais visitados da região atualmente.

Construída a partir de 1860, a vila tem casas feitas em madeira de pinho e estilo inglês, e ruas cuidadosamente planejadas, dando uma sensação de aconchego para quem chega ao lugar. Ligadas ao clima frio e constantemente nublado essas características dão ao vilarejo o clima que atrai turistas de todas as partes, principalmente durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado no mês de julho.

Paranapiacaba é cercado pela exuberância da Mata Atlântica da Serra do Mar, onde o turista pode desfrutar de passeios relaxantes pelas trilhas, cachoeiras e piscinas naturais existentes ali. O lugar é ideal para a prática de arvorismo e rapel. A Igreja de Bom Jesus de Paranapiacaba e os museus Funicular (do Trem) e Castelinho, onde está o carro de D. Pedro II, são alguns lugares que devem ser visitados, além do Parque Natural, destinado à preservação da fauna e da flora locais.

A beleza da vila já atraiu a atenção de fotógrafos, escritores e cineastas, que fizeram das paisagens de Paranapiacaba cenários para suas obras. As estações e maquinários em exposição são verdadeiras aulas de história da técnica e da engenharia nas obras de arte da construção ferroviária. Um passeio inesquecível, que faz lembrar a Inglaterra, no meio da Serra do Mar.

No centro ainda existe o antigo relógio que controlava o ritmo das atividades dos operários que construíram a estrada e a estação ferroviária está em pleno funcionamento. A beleza arquitetônica característica deu à Paranapiacaba o título de Patrimônio Nacional e a classificação entre os 100 monumentos mais importantes do mundo por organizações internacionais e não-governamentais que atuam na área de preservação do patrimônio histórico.

Em abril de 2003 com a visita do grupo World Monuments Fund - WMF, ONG de origem norte americana que lista 100 bens anuais reconhecidos como patrimônio histórico que necessitam de trabalhos para a sua preservação, Paranapiacaba apareceu como patrimônio cultural mundial, dentro de uma lista internacional organizada pela WMF, que ao mesmo tempo denuncia a necessidade de recuperação dos patrimônios históricos mundiais e os reconhece como tal.

■ INFRA-ESTRUTURA
Quem visita Paranapiacaba tem a oportunidade de se hospedar em hotéis e pousadas construídos em estilo inglês, com o charme e aconchego oferecido pelo calor das lareiras. São diversos estabelecimentos, a maioria com pernoite e café da manhã. Restaurantes, bares e cafés coloniais satisfazem os mais variados paladares. Muitos deles foram montados em típicas casas de estilo inglês e oferecem desde petiscos a pratos requintados. Destaque para as delícias das tradicionais casas de chá, lugares ideais para as tardes frias da região.

Clima & Geografia
Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 2.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil.

A Vila de Paranapiacaba é coberta por uma floresta pluvial, montana ou baixo montana, que é uma espécie de floresta tropical onde a temperatura mais baixa e da altitude local interferem nas características básicas. Além disso, há mata atlântica que abriga animais e plantas em extinção.

O relevo é Irregular e montanhoso, composto por rochas cristalinas e faz parte do planalto Atlântico. Vales e baixadas cruzam diversos córregos que ajudam na formação de rio maiores como o rio Grande. As montanhas são constituídas por rochas muito duras, bem resistentes à erosão.

Créditos: Pref. de Santo André e EMBRATUR


Um comentário:

Julio Lontra disse...

Também agradeço pela visita.
Eu e minha esposa ficaremos felizes em mostrar a cidade.
Bjo.
Julio.