quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Santo Antônio do Pinhal_SP



SANTO ANTÔNIO DO PINHAL – SP

PONTOS TURÍSTICOS


Estação Eugênio Lefévre
Inaugurada em 1919, a Estação Eugênio Lefévre é uma verdadeira relíquia da História ferroviária do país. Conhecida também como "Estação do Bondinho", localiza-se no trevo de acesso à cidade, às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Atualmente pode-se realizar um pitoresco passeio de 19 km entre as Estâncias de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, cercado de muitas belezas e paisagens que ficam guardadas para sempre na memória dos viajantes. Durante o percurso o trem faz parada em diversos pontos turísticos, como o ponto férreo mais alto do país no Alto do Lajeado, além de outras escalas mais rápidas para fotos e filmagens.

Igreja Matriz
Tida como uma das mais belas construções arquitetônicas da região, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, começou a ser construída em 1811, quando Santo Antônio do Pinhal ainda era apenas um pequeno vilarejo na rota dos tropeiros que cruzavam o Estado de São Paulo em direção a Minas Gerais. No entanto, mesmo com mais de cem anos se passando, a cidade conservou a pureza das tradições religiosas e populares do Brasil, celebrando todos os anos festas religiosas que animam a região, resgatando as raízes da cultura religiosa em nossa cidade. Entre elas, destacam-se as festas dedicadas ao padroeiro da cidade, em junho, e as festas de São Benedito, em abril, e “Corpus Christi”, em maio.

Igreja São Benedito
Construída no final do século XIX, a imponente construção no centro de Santo Antônio do Pinhal ostenta uma das mais belas vistas da cidade, por estar localizada num local privilegiado com direito a um mirante em suas dependências. A Igreja, construída no início do século passado, é tida como uma das mais belas obras arquitetônicas da cidade, com traços da arquitetura barroca em sua estrutura e em seu interior.

A Igreja também é palco de uma das mais tradicionais festas religiosas da cidade, a Festa de São Benedito, que acontece anualmente nos meses de Abril. Durante os dias de realização da festa, além das tradicionais festividades religiosas e populares como as procissões, as congadas de São Benedito e as apresentações culturais regionais, os visitantes também podem saborear o famoso Doce de São Benedito, que é distribuído no dia da Festa para todos os presentes.

Morro do Cruzeiro
Num dos pontos mais altos do centro da cidade, a mais de 1.300 metros de altitude, encontra-se o Mirante do Cruzeiro, numa praça de onde o visitante pode avistar com tranqüilidade todo o centro da cidade. Além da exuberante natureza do local, uma convidativa trilha ornamentada com cruzes de madeira – a Trilha das Cruzes – convida o visitante a um passeio rápido pelo local, podendo avistar diversas espécies abundantes na região, como tucanos, serelepes, maritacas e outros animais.

Praça do Artesão
Homenageando um dos emancipadores de nosso município, a praça Benedito Marcondes de Raposo – também conhecida como Praça do Artesão – é um dos principais pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal. Localizada bem no centro da cidade, em frente à Fonte Santo Antônio, a praça conta com completa infra-estrutura para receber shows e eventos, além de manifestações culturais que ocorrem freqüentemente no recinto. A praça, que sofreu uma revitalização no último ano, conta com espaço para exposição de barracas de artesanato, palco com camarim para apresentações culturais e shows e, como forma de homenagear o centenário da Imigração Japonesa no Brasil e celebrando o 80º aniversário da colônia nipônica em nossa cidade, também foi construído um toríi e um jardim japonês.

Cachoeira do Cassununga
Um pouco mais afastada da cidade, em meio ao ar puro e o clima agradável da montanha, em uma clareira localizada a 15 km do centro, com belas quedas e uma piscina natural que se forma na última delas, encontra-se a Cachoeira do Cassununga, às margens da SP-50 do lado esquerdo da Rodovia, no sentido Sul de Minas - Campos do Jordão. Além de sua paisagem tranqüila e da natureza exuberante que convida a um passeio por uma pequena trilha que se forma em meio a mata, o local conta com estacionamento e quiosques para confraternizações, com churrasqueira e tudo mais.

Cachoeira do Funil
A margem da SP-50, no Bairro do Rio Preto 500 metros depois da cachoeira do Ranch Feliz, em meio a Mata natural, um fenômeno um rio de águas claras e abundante desaparece na terra, reaparecendo uns 50 metros depois.

Cachoeira do Lageado
Cercada por muito verde, ar puro e a tranqüilidade do interior, a Cachoeira do Lageado está localizada no bairro de mesmo nome (Lageado), e fica a 7 km do centro da cidade com acesso em boas condições por uma estrada de terra. É a cachoeira mais visitada pelos turistas, por oferecer aos visitantes infra estrutura básica para passar bem o dia, como banheiros, áreas para churrasco e piquenique e trilhas em meio a mata. Caso o visitante goste de adrenalina, uma descida de cascading pode ser agendada previamente no local. A queda d’agua de sua cachoeira forma uma piscina natural em meios às pedras, com fundo de areia, permitindo o banho. Uma pequena taxa de manutenção (cerca de R$ 2,00) é cobrado na entrada do empreendimento, para a manutenção do local – sempre em boas condições.

Cachoeira Rancho Feliz
Seguindo pela SP-46, entrando na SP-50 no sentido de São Bento do Sapucaí, após 2 km do lado esquerdo no Bairro de Rio Preto encontra-se a entrada para a cachoeira que fica escondida numa clareira no meio da mata, conservada como foi feita pela natureza. Podendo ser desfrutada para passeios e banhos.

Pico Agudo
Encravado em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, o Pico Agudo é um dos locais mais radicais de Santo Antônio do Pinhal. A 9 km do centro da cidade e com 1.700 metros de altitude, é o único pico de altitude na América Latina que proporciona uma vista de 360°, avistando desde a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí até o Vale do Paraíba, onde, a olho nu, em dias claros, se avista desde São José dos Campos até a Basílica de Aparecida. É considerado um principais points para a pratica do Vôo Livre no Estado, tanto de parapente como de asa delta, pois como costumam dizer os próprios voadores que freqüentam diariamente o Pico, “o Pico Agudo é o único local onde dá vôo o ano todo”. E, se você gosta da adrenalina do esporte, saltos duplos de Parapente e Asa Delta também podem ser agendados com os instrutores da Prodelta, fábrica de equipamentos para vôo livre com uma sede na cidade.

Nenhum comentário: