sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Acrópole de Atenas - Grécia



Acrópole de Atenas, Grécia
Fonte: Pesquisas diversas

A Acrópolis de Atenas foi construída entre 450 a 330 a.C sobre as ruínas de construções mais antigas. O sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: O Parthenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike. Em grego, Acrópolis significa "cidade no topo". Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade.

Situado no centro histórico da capital grega, o bairro da Acrópole se ergue sobre um rochedo de 150 metros de altura, dando uma vista sobre a cidade. A Acrópole, dedicada à deusa Atena é mundialmente conhecida por seus vestígios de construções históricas como o Partenon.

Parte integrante do conjunto da Acrópole de Atenas, o Erectéion foi construído pelo Rei Mnesicles entre 421 e 406 a.C.

Seu nome deriva do nome de Erecteu, mítico Rei de Atenas. Segundo a lenda, Erecteu seria filho de Gaia (a própria Terra) e o deus Hefesto, trazido pela deusa Atena para a cidade por ela protegida, confiou sua guarda às três filhas do Rei Cecrops.

Este templo tinha importante função religiosa para os atenienses, e era dedicado ao culto de Atena e Posseidon, além de Erecteu.

No princípio da criação de tão poderosa cidade, os deuses Atena e Posseidon disputaram a honra de tornar-se seu patrono, competindo com presentes. Para demonstrar sua força e poderes, Posseidon fincado seu tridente no topo da Acrópole originou uma fonte de água salgada. Atena, por sua vez, ferindo uma pedra com sua lança haveria criado uma oliveira, que oferecia sombra, beleza e alimento, o que lhe propiciou a vitória.

Reza o mito que tanto a fonte de água salgada de Posseidon quanto a oliveira original criada por Atena repousavam no Erectéion - uma velha oliveira segue firme no local, e conforme a tradição seria a própria.

Um dos pontos mais marcantes da visita são as carótides: graciosas colunas construídas na forma de damas, o que torna o templo, segundo muitos, o mais belo exemplo de arte jônica que chegou aos dias de hoje.

Nenhum comentário: