terça-feira, 2 de março de 2010

Porto Seguro_BA


Porto Seguro_BA
Fonte: www.brasilazul.com.br

Um dos destinos mais procurados do país, Porto Seguro, localizado no litoral sul da Bahia e tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, é onde se deu, oficialmente, o descobrimento do Brasil pelos portugueses.

Já na célebre carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel, o lugar ganhava nome definitivo e a costa era descrita com olhos maravilhados.

“De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito formosa...”, diz um trecho da missiva, arrematada logo adiante: “Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500.” Mais de cinco séculos depois de ser fundado sobre uma falésia, aquele que é considerado o primeiro núcleo populacional brasileiro, hoje conhecido como Cidade Alta, continua a oferecer uma das vistas mais deslumbrantes do litoral de Porto Seguro, além de um acervo de imenso valor histórico e arquitetônico.

Ali se encontra, exposto ao ar livre, o Marco da Posse, um bloco esculpido em pedra lioz que teria vindo na expedição de Gonçalo Coelho, em 1503, para assinalar o domínio lusitano sobre a terra descoberta. No Outeiro da Glória, estão as ruínas do que pode ter sido a Igreja de São Francisco, provavelmente a primeira a ser erguida no Brasil, em 1504. Outras três igrejas e dezenas de prédios foram restaurados, como a Cadeia Pública, de 1772, onde funciona o Museu Histórico da Cidade.

Além dos atrativos culturais, também o ecoturismo é muito valorizado em Porto Seguro. A 12km do centro, encontra-se a Estação Veracruz, maior Reserva Particular do Patrimônio Natural da Mata Atlântica, com mais de 60 km². Outros destaques são a Estação Ecológica do Pau-Brasil, somando mais de 11 km², e a Reserva Indígena da Jaqueira, área de mais de 8 km², que foi doada ou, melhor, devolvida a uma tribo pataxó. O Parque Marinho do Recife de Fora, a quase 10 km da costa, é uma área de preservação permanente de 17,5 km², onde se formam piscinas naturais, na maré baixa. Com biodiversidade semelhante à de Abrolhos, e 16 das 18 espécies de corais existentes no mundo, o parque precisa controlar o impacto do turismo e da pesca intensivos.

O litoral norte de Porto Seguro tem praias belíssimas, como Curuípe, Praia do Rio dos Mangues, Ponta Grande e Praia do Mutá, já na divisa com Santa Cruz Cabrália. Nas praias de Itacimirim, Mundaí e Taperapuã, existem mega-barracas, onde ocorrem luaus todas as noites, de forma alternada. Na extremidade sul, fica a foz do Rio Buranhém, a balsa para Arraial d'Ajuda e a chamada Passarela do Álcool, entre o cais e o casario colonial, com diversos bares, restaurantes e lojas.

O ecoturismo é muito valorizado em Porto Seguro. A Estação Veracruz, maior Reserva Particular do Patrimônio Natural da Mata Atlântica, com mais de 60 km², além da Estação Ecológica do Pau-Brasil e da Reserva Indígena da Jaqueira, fazem parte do roteiro turístico.

Nenhum comentário: