sexta-feira, 21 de maio de 2010

Betim_MG


Betim
História & Cultura

A região de Belo Horizonte, onde se localiza o Município de Betim, teve seu desbravamento motivado pelas arrancadas dos bandeirantes ou colonizadores em busca de ouro e pedras preciosas. Por volta de 1710, Joseph Rodrigues Betim se fixava no local, ponto de interesse comercial e passagem de forasteiro à busca das minas de Pitangui. Betim e sua família, estabeleceram um acampamento às margens do Ribeirão da Cachoeira, que mais tarde recebeu o nome de rio do Betim.

Após a fixação no local, Joseph Betim requereu uma sesmaria, que passou a explorar e onde construiu uma rústica capela. Três anos depois, ergueu nova capela coberta de telhas, em torno da qual floresceu o arraial de Capela Nova de Betim.

A partir daí, começaram a chegar novos moradores, em número elevado, buscando terras devolutas, através de ordens governamentais, e desenvolvendo atividades agrícolas e pecuárias. Crescia a povoação, incentivada por fatores diversos; inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas em 1910, exploração das pedreiras do município e construção da rodovia ligando Belo Horizonte e Uberaba.

O topônimo Betim originou-se daquele que teria sido o fundador da cidade Joseph Rodrigues Betim.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário: