quarta-feira, 14 de julho de 2010

João Pessoa_PB


João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, à cidade possui uma história de quatrocentos e dezessete anos, bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, que é uma de suas características mais fortes e que lhe rendeu o título de segunda cidade mais verde do mundo, atrás, apenas, de Paris.

O cuidado do pessoense com a vegetação pode ser observado em todas as paisagens. A cidade está cheia de árvores frutíferas, gramados e jardins. No Centro, se encontra a Lagoa do Parque Solon de Lucena, como um eixo de onde partem as principais avenidas. O mais conhecido cartão postal é cercado de palmeiras imperiais e de árvores frondosas.

A cidade, que nasceu no às margens do Rio Sanhauá, cresceu em direção ao mar. As belas praias também são uma marca de João Pessoa. Dona de um litoral privilegiado, a capital paraibana tem áreas ainda virgens, intocadas pela mão do homem.

Fica na Praia do Cabo Branco o ponto extremo oriental das Américas: a Ponta do Seixas - uma falésia de argila e muita vegetação preservada, um dos marcos geográficos mais importantes do país. Durante todo o ano, a temperatura, em torno de 29 graus, é um convite ao lazer e ao descanso nas águas sempre azuis de praias, como: Tambaú, Manaíra, Bessa, Cabo Branco e toda a Costa do Sol.

Créditos: Prefeitura Municipal de João Pessoa

História & Cultura

João Pessoa possui um vasto acervo arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. A presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo seu vigor e pela beleza de sua construção.

A beleza do conjunto barroco atrai visitantes de todo o país pela delicadeza dos azulejos que formam os painéis frontais e retratam a paixão de Cristo. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em centro cultural, um espaço aberto a oficinas e exposições, além do seu acervo barroco.

Esta é João Pessoa, uma cidade que une o passado ao futuro e que se orgulha de receber bem. A cidade aonde o sol chega primeiro para abençoar essa sinfonia de verde, composta pelo rio, pelo mar e pelas árvores que tomam o seu casario. Uma cidade que espera por você sempre de braços abertos.

Nenhum comentário: