quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Araruama_RJ


ARARUAMA

Araruama fica localizada à apenas 108 quilômetros da capital do Rio de Janeiro e sua população estimada em 2005 era de 97.701 habitantes. Araruama possui uma área de 635,4 km², marcada por planícies e alguns lagos, entre os quais a lagoa de Araruama e a lagoa de Juturnaíba, sendo esta situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim., Araruama guarda belezas naturais que seduzem os visitantes.

São 11 quilômetros de litoral com praias paradisíacas, lagoas costeiras e uma gama de atrativos para quem curte o Turismo Rural.

Assim, para quem segue para a região dos lagos, o município se transforma em roteiro obrigatório para descanso, lazer e entretenimento. Conheça as praias, lagoas, distritos, praças de diversão e entretenimento. Deslumbre-se com a beleza natural de Araruama, sua simplicidade e sua gente boa de viver.

Fuja do stresse dos grandes centros, e conheça a paz, e a interação no Turismo Rural, andando à cavalo, saboreando frutos e alimentos frescos, participando do modo de vida rural e desfrutando a beleza natural.

Créditos: Prefeitura Municipal de Araruama

História & Cultura

As terras do atual Município de Araruama, antigo arraial de Mataruna, integrou a Capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, em 1534. As primeiras notícias, sobre a exploração de seu território, datam de 1575. O ano de 1615 é apontado como início de seu devassamento, figurando como colaboradores eficientes do povoamento e evolução política os padres capuchinhos, construtores das primeiras igrejas e conventos.

Encontram-se em documentos dessa época as primeiras referências sobre a região onde se acha hoje a sede municipal: pelas Cartas de Sesmarias o primitivo proprietário de terras foi Manoel Riscado, a quem se concedeu, em 1626, uma sesmaria de quatro léguas. Cortines Laxe, em seu livro Municipalidades do Brasil, menciona que, em 1938, Martim Corrêa Vasqueanes adquiriu, dos herdeiros de Manoel Riscado, as terras situadas no local denominado Parati, onde se erigiu uma capela em honra a Nossa Senhora do Cabo. Ainda hoje o lugar é conhecido como Campo da Igreja.

Em 1799, por Edital de 10 de janeiro, foi criada, com natureza de coletiva, a Freguesia de São Sebastião de Araruama. Diz ainda Cortines Laxe, que ao tempo da criação da freguesia a capela não funcionava como curada, tendo se arruinado a que fora reconstruída por Corte-Real. Nova capela estava sendo edificada pelo padre Antônio Gonçalves Marinho. Não existindo assim outro templo condigno para a celebração dos atos paroquiais, determinou aquele edital que servisse de Matriz a capela do Hospício de São Sebastião, levantada pelos capuchos de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio, em terras do padre Joaquim Ribeirão do Amaral, à margem da lagoa Araruama, a um quarto de légua de onde se encontra hoje a Cidade.

Até 1852 a freguesia de Araruama fez parte do Município de Cabo Frio, porém, a partir de outubro desse ano, passou a pertencer ao de Saquarema. Em fevereiro de 1859, tornou-se sede do mesmo Município, por ter sido extinta a Vila de Saquarema e criada a de São Sebastião de Araruama. Restaurada a Vila de Saquarema, em 24 de julho de 1860, subsistiu a de Araruama, cujo território foi acrescido com o da Freguesia de São Vicente de Paulo, desanexada de Cabo Frio. Graças ao clima salutar, passou o Município a desenvolver-se, vindo a tornar-se importante centro de atração turística. A lagoa que embeleza seu território oferece, aos que a visitam, magníficas praias afamadas pela limpidez de suas águas.

Fonte: IBGE






Nenhum comentário: