segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Itabuna_BA



Itabuna é banhada pelo Rio Cachoeira que deságua no Oceano Atlântico através da Bacia do Pontal, em Ilhéus. Seu leito é rochoso e o nome Itabuna foi inspirado nas pedras das suas rochas que margeiam seus 12 km dentro da cidade. Itabuna, a 400km ao sul de Salvador, é o principal pólo de negócios da Costa do Cacau, concentrando a movimentação financeira de toda a região.

A cidade é o pólo regional de comércio, com mais de 10 mil empresas; de serviços de saúde, com hospitais e clínicas só equiparados aos de Salvador; e de educação, com duas faculdades e um forte ensino médio. Itabuna também é a de melhor infra-estrutura.

Fica em localização estratégica, na confluência de duas rodovias federais, a BR-101, servindo ao sul e ao norte, e a BR-415, indo de leste a oeste. Além disso, tem um porto internacional e um aeroporto a apenas 26km de distância, na cidade de Ilhéus.

O comércio é seu ponto forte, dinâmico e sempre em crescimento, mas a cidade também conta com indústrias de médio porte, gado e cacau.

Habitada por um povo hospitaleiro, que gosta de receber visitantes, Itabuna sabe cativar as pessoas, por isso é formada em boa parte por migrantes. Sua vida noturna é alegre e movimentada, com centenas de bares, restaurantes e eventos durante todo o ano. Itabuna é um bom lugar para morar e melhor ainda para investir.

O povoamento começou quando a região servia como ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata que então era desbravada.

O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria. O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais José Firmino Alves, a quem se atribui a fundação da futura cidade de Itabuna.

Em trinta anos o crescimento foi tanto que, em 1897 os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas.

Emancipação
Fundado em 1910, o município de Itabuna tem sua cronologia confundida com a própria origem do seu perímetro urbano, a partir de meados do século XIX, reduzindo-se a importância da centenária Ferradas, que foi a primeira Vila - com o nome de D. Pedro de Alcântara, três décadas antes de Tabocas-, e o primeiro povoamento urbano no território daquele que viria a ser o município de Itabuna.

Nenhum comentário: