quarta-feira, 2 de março de 2011

Betim_MG



BETIM – MG

A cidade de Betim com uma população de 429.507 habitantes, é hoje reconhecida pela imponência do seu desenvolvimento industrial tornando-a reconhecida nacionalmente. O setor industrial de Betim é bem diversificado e emprega a maior parte da população da cidade, com destaque para os ramos de auto-peças e componentes metalúrgicos e minerais não metálicos.

Além deste setor, o município se destaca na pecuária na comercialização de bovinos, suínos e galináceos, agricultura, horticultura, fruticultura e cana de açúcar. Como conseqüência ao Turismo de Negócios, a cidade vem crescendo os investimentos no setor turístico como hotéis, pousadas, restaurantes, bares, parques ecológicos, entre outros.

A cidade possui uma extensa área rural com fazendas, alambiques, parques ecológicos, pousadas, estabelecimentos do tipo "pesque-e-pague", sítios de aluguel, entre outros atrativos. Ainda dentro deste segmento se destaca o grande potencial da gastronomia betinense com restaurantes que exploram a culinária mineira em ambientes rurais.

História & Cultura
A região de Belo Horizonte, onde se localiza o Município de Betim, teve seu desbrava mento motivado pelas arrancadas dos bandeirantes ou colonizadores em busca de ouro e pedras preciosas. Por volta de 1710, Joseph Rodrigues Betim se fixava no local, ponto de interesse comercial e passagem de forasteiro à busca das minas de Pitangui. Betim e sua família estabeleceram um acampamento às margens do Ribeirão da Cachoeira, que mais tarde recebeu o nome de rio do Betim.

Após a fixação no local, Joseph Betim requereu uma sesmaria, que passou a explorar e onde construiu uma rústica capela. Três anos depois, ergueu nova capela coberta de telhas, em torno da qual floresceu o arraial de Capela Nova de Betim. A partir daí, começaram a chegar novos moradores, em número elevado, buscando terras devolutas, através de ordens governamentais, e desenvolvendo atividades agrícolas e pecuárias. Crescia a povoação, incentivada por fatores diversos; inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas em 1910, exploração das pedreiras do município e construção da rodovia ligando Belo Horizonte e Uberaba.

O topônimo Betim originou-se daquele que teria sido o fundador da cidade Joseph Rodrigues Betim.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário: