quinta-feira, 17 de março de 2011

Saquarema_RJ



Saquarema_RJ

Saquarema é um município no estado do Rio de Janeiro (Brasil). Situado na região litorânea, distante cerca de 100 km da capital, possui belas praias (Barra Nova, Boqueirão, Itaúna, Jaconé, Vilatur e Vila) com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a Praia de Itaúna.

Cidade predominantemente turística, é conhecida também como "A capital nacional do surfe". Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local. As principais atrações turísticas da cidades são: as praias, as lagoas, cachoeiras e cascatas, serras, o Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4500 anos), a Igreja Matriz N. S. de Nazareth, o Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei) e a rampa de vôo livre.

Em 2003, foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento Vôlei Brasil. Nesse Centro treinam todas as seleções de vôlei do Brasil. É uma referência no que diz respeito à estrutura disponível para desenvolver atletas. O local também foi escolhido para acolher o museu do vôlei.

História & Cultura

As origens de Saquarema se perdem nos primórdios da história do Brasil, quando D. João III, Rei de Portugal, em 1530, mandou uma frota, sob o comando de Martin Afonso de Souza, "tomar posse e colocar em todo o território até a linha demarcada".

A frota aqui chegou em março de 1531, encontrando na região índios Tamoios, que davam à terra o nome de "Socó-Rema", em vista da existência de numerosos bandos de aves pernaltas, conhecidas como "Socó".

Com a divisão do Brasil em capitanias hereditárias passou a região de Saquarema a pertencer ao citado Martin Afonso de Souza , donatário da capitania de São Vicente, mas as terras da região só vieram a ser colonizadas em 1594, quando os padres da Ordem do Carmo aí construíram o Convento de Santo Alberto.

Várias fazendas se instalaram nas imediações até que, em 1960 ou 1962, Manoel Aguilar Moreira e sua mulher Catarina de Lemos fizeram erguer uma capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema. Passou a curato e, em 12 de janeiro de 1755, a freguesia, sendo o Padre Antônio Moreira o primeiro vigário.

Fonte: IBGE

Cachoeiras Serra do Roncador
Localizadas em local plenamente preservado, consiste em 6 cachoeiras de beleza incomparável. A mata intocada e o clima de montanha tornam o passeio extremamente agradável. O acesso é feito através de trilhas com dificuldade moderada, sendo necessário o acompanhamento de guias. Fica distante apenas 3Km de Sampaio Corrêa, com aproximadamente 1,5Km em estrada de terra, tendo acesso fácil de carro até o início das cachoeiras (Reservatório da antiga CEDAE).

Nenhum comentário: