CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO – SE
Atrações Turísticas
Passeio no Cânion do Xingó
Com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó no Rio São Francisco, deu-se origem a um cânion, formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. O visual é muito bonito, com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local. Há possibilidade de fazer passeios de lancha, escuna e catamarã (veleiro de dois cascos) por um labirinto para admirar o local.
Max - Museu de Arqueologia de Xingó
Localizado na zona rural do município de Canindé de São Francisco/SE, ao lado do Instituto Xingó, o Museu é bem projetado e com ótimo acervo, apresentando também exposições temporárias. O MAX surgiu a partir do convênio entre a Universidade Federal de Sergipe, a PETROBRÁS e a CHESF. Tem como objetivo principal ampliar e divulgar o conhecimento da pré-história do Baixo São Francisco. O museu cobra uma taxa de acesso de R$ 3. A visita ao MAX não pode ficar de fora do roteiro.
Usina Hidroelétrica de Xingó
Entre os Estados de AL e SE, compreendendo os municípios de Piranhas/AL e Canindé de São Francisco/SE, está localizado um dos maiores e um dos mais modernos Complexos Hidroelétricos do mundo. Hoje, a UHE - Xingó é a 2ª maior hidroelétrica do país e a 6ª do mundo. Construída pela CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), através de um investimento de cerca de 3,7 bilhões de dólares, fez surgir um lago com 60 km² de extensão, com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos de água. A capacidade geradora da usina é de 3 milhões de quilowatts, com 6 unidades geradoras instaladas , cujo potencial de energia é de 500 KW cada.A Usina funciona de terça a domingo, das 8h às 11h e das 14h às 17, com acesso pelo Centro de Recepção de Visitantes.Para conhecer a Usina é ideal antes entrar em contato com algumas das agências de turismo receptivo de Canindé e seguir acompanhado por um agente turístico.
Vale dos Mestres
A 30 quilômetros da sede do município, próximo ao povoado de Curituba, inicia-se uma caminhada de aproximadamente duas horas, desde um riacho seco até os paredões de rocha arenítica com pinturas e gravuras rupestres de três mil anos.
Gruta do Talhado
A gruta recebeu seu nome por suas paredes que parecem ter sido talhadas à mão. Os paredões enormes com rochas areníticas têm diversas formas e um visual muito bonito. O local é próprio para banho e mergulho, além de ter um santuário para São Francisco.
Sítio Arqueológico Mundo Novo
O visitante tem a oportunidade de conhecer as formações de arenito e pintura rupestre no local. São sete trilhas pela a caatinga, de nível fácil e guiadas. O sítio fica na estrada que segue para Paulo Afonso e as visitas são pagas e devem ser agendadas.
Grota do Angico
A Grota é o local onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos pelos soldados comandados pelo tenente João Bezerra da Silva, no dia 28 de julho de 1938. Para chegar ao local é necessário atravessar o Rio São Francisco. Pelo caminho é possível observar o bonito visual das formações rochosas, ilhas e praias fluviais. Depois de atracar na margem, os visitantes seguem por uma trilha de 700 metros até a grota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário