TIBAU DO SUL_RN
Historia & Cultura
Fonte: www.brasilturismo.com
Situada entre duas águas, Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico,pertenceu aos trabalhos da Aldeia Antônia de 1612 até o final do século XVII, passando então a pertencer à Aldeia de São João Batista de Guaraíras, perdurando ao ano de 1760, quando a aldeia tornou-se Vila de Arês, zona de pescaria que abrigou inúmeros contatos entre os potiguares e os europeus, sobretudo franceses e holandeses. Os nativos já frequentavam e preferiam essa região, como parte de sua sobrevivência, na coleta de frutos, raízes ou sementes.
Os franceses praticavam na ilegalidade o escambo do pau-brasil com os indígenas, criando laços de amizade que posteriormente iria dificultar a posse da terra pelos portugueses, que implantaram o seu domínio sobre a região, expulsando os indígenas de suas áreas. No século XVII foi a vez dos holandeses estabelecerem contatos.
A povoação se estabeleceu através da atividade agrícola e logo depois pela pesca. Sua primeira escola veio em 1873 e em 1911 tornou-se distrito, elevando-se à vila somente no ano de 1953. Fez parte de Goianinha até 03 de abril de 1963, quando foi emancipada e agregou à sua denominação o ?do Sul?, fazendo uma diferenciação com a outra Tibau, município no litoral setentrional.
Na década de 1920 o distrito de Tibau sofreu o ?arrombamento? da Lagoa de Guaraíras, devido a enormes enchentes, causadas pelas constantes chuvas, não suportando a vazão, quando estoura e inunda praticamente todo o distrito, desde as pequenas casas de pescadores até o cemitério e enormes extensões de terras de pequenos agricultores. A localidade foi toda reconstruída, num local mais alto e seguro. Nada restou senão lembranças, contadas por pessoas que apenas ouviram essas histórias de seus pais ou avós.
A situação do pequeno município, isolado em suas pescarias e agricultura familiar, só vai ser alterada com a chegada, no final da década de 1970, de grupos de surfistas frequentando a praia de Pipa.Rapidamente a pequena Tibau cresceu em importância turística, atraindo cada vez mais gente de todos os lugares do mundo, tornando Pipa uma das praias mais cosmopolitas do Brasil.
Um comentário:
Tonia, que demais este blog fotos lindissimas, já estou te seguindo no outro blog vou te seguir neste também para não perder nenhuma novidade.
Bjs e até mais
Postar um comentário