segunda-feira, 19 de março de 2012

Camaçari_BA



CAMAÇARI – BA
Fonte:
www.brasilturismo.com

Vila de Abrantes / Mirante do Cruzeiro
A vila de Abrantes, como ficou conhecida, data de 1558, quando os padres da Companhia de Jesus fundaram a Aldeia do Divino Espírito Santo às margens do rio Joanes, onde construiram uma igreja de palha (reconstruída no século XVII) e um convento voltado para a catequese dos índios tupinambás. Em 1559 a aldeia já contava com cerca de 300 alunos catequizados pelos Inacianos. Em 1624, a aldeia do Divino Espírito Santo, um dos primeiros núcleos do Brasil, desempenhou um importante papel na expulsão dos holandeses que invadiram a Bahia. Em 1758, o povoado foi elevado a vila, com o nome de Vila do Espírito Santo de Nova Abrantes, depois Abrantes.

Primeira sede do município é cercada por um cordão de dunas entre as praias de Busca Vida e Jauá, que deu origem ao Parque das Dunas de Abrantes. No final do bairro Fonte da Caixa está o Mirante do Cruzeiro, de onde se descortina a paisagem predominante em toda a Costa dos Coqueiros: lagoas, praias, rios, riachos, áreas alagadas e as imponentes dunas que, nessa área, estão a 48 m de altitude.

Vila de Arembepe
Antiga vila de pescadores é hoje um centro turístico com muitos bares, restaurantes e hotéis. A Igreja de São Francisco é um marco da simplicidade do lugar e dos seus moradores. Aí acontece entre fevereiro e março a festa em louvor ao padroeiro dos pescadores, São Francisco de Assis. Ao longo dos anos, essa festa transformou-se na grande “ressaca” do carnaval, por acontecer logo após o reinado de Momo reunindo foliões e trios elétricos. A vila ganhou fama a partir da década de 60, quando foi descoberta pelo movimento hippie. Aí se instalou a Aldeia Hippie, onde adeptos do mundo inteiro chegaram pregando “paz e amor”. A presença de artistas nacionais e internacionais, como os Novos Baianos, Janis Joplin e Mick Jagger tornou Arembepe a mais famosa aldeia hippie do Brasil. Atualmente, o movimento ainda resiste tornando a área um ponto de visitação turística, preservando as mesmas características dos anos 60, especialmente as casas de palha, a vida comunitária e a venda de artesanato. A Aldeia Hippie fica às margens de uma lagoa formada pelo rio Capivara, hoje transformada em Área de Proteção Ambiental.

Projeto Tamar
Uma das áreas de desova de tartarugas-marinhas, Arembepe sedia uma base do Projeto Tamar que recebe visitantes. A programação inclui palestra, exibição de filme e visita monitorada aos tanques e à incubadora.

Praia de Busca Vida
A lagoa de Busca Vida deu nome a toda essa área, onde predomina um condomínio residencial fechado, que restringe o acesso de veículos aos moradores. Os visitantes que desejarem conhecer a praia podem fazê-lo a pé ou de bicicleta. Os 9 km de praia são de mar aberto, com ondas fortes e trechos com pedras, a partir da margem esquerda da foz do rio Joanes. Belas residências e um complexo hoteleiro em implantação intercalam-se entre o coqueiral, a lagoa de Busca Vida e as dunas de Abrantes.

Praia do Japonês
Ainda na localidade de Jauá, na direção sul, é própria para surfing, com ondas altas e sem pedras. O nome da praia é decorrente do primeiro habitante do local, um japonês.

Praia de Jauá
Originalmente uma vila de pescadores que foi descoberta por veranistas. O trecho de praia no centro urbano é protegida por uma barreira de recifes naturais formando uma grande piscina, muito freqüentada na maré baixa, e que também serve de porto para os barcos dos pescadores.

Um calçadão estende se por toda a orla marítima que dispõe de barracas de praia, restaurantes e hotéis. As lagoas, dunas e coqueiral são cenários permanentes na paisagem. O nome da praia é de origem tupi e significa jaguar.

Um comentário:

Lucas Arte Digital disse...

Ola!
Faço parte do Blogueiras Unidas e vim aqui te visitar...
Meu numero é o 908. Seu blog está muito lindoo!!
Já estou te seguindo...
TEM UM SUPER SORTEIO DE PASCOA ROLANDO LÁ NO MEU BLOG! ESTA ESPERANDO O QUE PARA IR LÁ? rsrs

Passa lá e participa tb?? SERÃO 5 GANHADORAS!
http://www.lucasartedigital.com.br/