segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Algodoal_PA


ALGODOAL – PA
Seu nome é Ilha de Maiandeua, mas todos a conhecem por Algodoal e está localizada no nordeste do estado do Pará. Possui grande importância do ponto de vista ambiental e do ecoturismo no estado. ilha de Maiandeua está situada no município de Maracanã, nordeste do estado do Pará. A temperatura média anual é em torno de 27 º C, com temperaturas médias entre 21,7o C e 25,2o C, respectivamente.

Maiandeua tem origem no Tupi e significa “Mãe da Terra”. A ilha é chamada de Algodoal pela abundância de uma planta nativa conhecida como algodão de seda, ainda presente em grande quantidade na região. Quem primeiro a apelidou desta forma foram os pescadores que lá chegaram na década de 1920.

Algodoal é, também, o nome da maior vila, das quatro que existem na ilha. As outras três são Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. A vila de Algodoal é a principal por ser a maior, a que possui a melhor infraestrutura para acomodação de turistas e, conseqüentemente, a que recebe mais visitantes. Estas quatro vilas são separadas entre si por manguezais, restingas e cortadas alguns pontos por canais de maré que caracterizam o principal ecossistemas da ilha.

A ilha de Algodoal/Maiandeua recebe muitos turistas. A maior parte deles ainda é brasileira, mas há visitantes de todo o mundo na ilha, que a cada dia descobrem as belezas naturais da região norte do Brasil.

Os 19 km² da Ilha de Algodoal são marcados pela tranqüilidade, pelos cenários maravilhosos. A energia elétrica somente foi introduzida na ilha em janeiro de 2005. Devido a isso sua população é formada por pessoas simples e receptivas que vivem, basicamente, da pesca, da agricultura de subsistência e mais recentemente do turismo.

Os meios de transporte existentes são a bicicleta, o barco (a motor ou a remo) e a carroça puxada por cavalo. Veículos terrestres motorizados são proibídos na ilha.
Fonte:http://www.brasilturismo.com

Nenhum comentário: