segunda-feira, 12 de abril de 2010


CAMPOS DO JORDÃO – SP

A cidade de Campos do Jordão começou a ser erquida pela perseguição ao ouro nas montanhas da Serra da Mantiqueira pelo o sertanista Gaspar Vaz da Cunha, o Oyaguara que por ordem real e com o objetivo de transportar o ouro das minas de Itajubá (MG), em 1720 abriu um caminho conhecido como "O Oyaguara", que ia desde o vale do Rio Sapucaí e atravessava a Serra da Mantiqueira até Pindamonhangaba.

Apesar de o caminho ter sido fechado, Gaspar Vaz estabeleceu-se na região de Sapucaí, transformando-a em um centro comercial de gado. Em 1771, Inácio Caetano Vieira de Carvalho, também atraído pelos encantos da região, segue o mesmo caminho do Oyaguara e se estabelece em uns campos próximos do Pico do Itapeva, lá permanecendo com seus filhos por 20 anos e criando uma fazenda para a criação de gado.

Em 27 de Setembro de 1790, através de carta do Governador da Capitania de São Paulo, obteve sesmaria. Após 1825, a gleba foi vendida ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, ficando o lugar que era denominado "Os Campos" conhecido como "Os Campos do Jordão", dando assim origem ao nome da localidade. Em 1874 as terras foram adquiridas por Matheus da Costa Pinto, que fundou o povoado de São Matheus do Imbiri, atual Vila Jaguaribe, justa homenagem ao Dr. Domingos Nogueira Jaguaribe, que introduziu importantes melhoramentos no povoado, hoje o marco de fundação da cidade.

A cidade de Campos do Jordão é uma estância turística onde a principal fonte de renda do município é o turismo que atrai muitos visitantes e recursos para a cidade. Campos do Jordão encontra-se a uma altitude de 1.700m onde por apresentar um clima frio e de montanha a maior parte do ano atrai turistas a procura de um clima europeu, uma gastronomia de montanha e da badalação, mas Campos do Jordão não é somente isso, existem por aqui várias atrações turísticas recheadas de esportes de aventura e montanhas fazendo de Campos do Jordão um dos principais pólos turísticos de São Paulo.

Em Julho, quando se é temporada de Inverno, a temperatura pode chegar a 5 graus negativos, já tendo atingido no passado, 18 graus abaixo de zero em 1992. A cidade chega a receber mais de um milhão de turistas vindos de todos os lugares do Brasil e do mundo.

A economia de Campos do Jordão baseia-se no turismo, na indústria de confecção de malhas e de chocolate, no artesanato e na exploração de água mineral. Em Campos do Jordão o visitante terá a disposição pousadas confortáveis, de luxo e especiais, com o mesmo requinte dos hotéis luxuosos, como os de cinco estrelas, quatro estrelas e três estrelas.

O turista também poderá usufruir do conforto de um hotel luxuoso, na estrutura leve e aconchegante de uma pousada, mas com melhores preços. Fica a seu critério a escolha do lugar ideal para passar suas férias, opções não irão faltar à sua escolha.

Nenhum comentário: