segunda-feira, 19 de abril de 2010

Espiríto Santo_Vitória



O Espírito Santo é o seu Destino

A costa do Espírito Santo, estrategicamente situada entre dois dos maiores pólos turísticos do país, tem uma extensão de 436 km, desde Itaúnas, próximo à divisa com a Bahia, até Marataízes, antes da fronteira com o estado do Rio de Janeiro.

A Baía de Vitória abriga um arquipélago de 33 ilhas, dentre as quais a maior delas, também conhecida como "Ilha do Mel", é a capital do Espírito Santo. Fundada em 1551, Vitória guarda muitas construções coloniais, casas, fortes e igrejas, sendo que a praia mais freqüentada é a de Camburi.

Vila Velha, fundada ainda antes, em 1535, é uma das cidades mais antigas do país. Ligada à capital por várias pontes, tem como principal atração histórica o Convento de Nossa Senhora da Penha, e é onde ficam as melhores opções de balneário da região.

No Litoral Norte do Espírito Santo, Itaúnas é remanescente de uma antiga vila de pescadores soterrada nos anos 60 por enormes dunas. Após ter o povoado totalmente coberto pela areia, os moradores foram se estabelecer na margem oposta do Rio Itaúnas.

Hoje em dia, um Parque Estadual de mais de 3600 hectares, com o mesmo nome do vilarejo, defende o delicado ecossistema local, cujas dunas chegam a trinta metros de altura, de novos desastres ambientais. No local existem praias de grande beleza e rusticidade. Conceição da Barra, além de servir de apoio para quem visita Itaúnas, tem também bonitas praias.

São Mateus, que ainda preserva algumas construções do período colonial, fica a 13 km do agitado balneário de Guriri, ilha formada entre os rios Mariricu e Cricaré. Linhares, Santa Cruz, Nova Almeida e Jacaraípe possuem algumas belas praias. Domingos Martins é uma cidade serrana, que por estar a apenas 50 km da costa capixaba, funciona como uma boa opção de hospedagem e lazer.

Guarapari tem os melhores pontos de mergulho de toda a orla marítima do Espírito Santo. Anchieta, Iriri, Piúma e Marataízes, no litoral sul, têm dezenas de praias de variada beleza.

Nenhum comentário: