segunda-feira, 5 de abril de 2010


ILHABELA – SP
História & Cultura

Ilhabela foi descoberta em 20 de janeiro de 1502 por Américo Vespúcio, um navegador italiano à serviço da Coroa Portuguesa, que tinha por objetivo batizar os lugares por onde passasse. A ilha que até então só tinha sido lugar de descanso dos índios tupinambas, que a chamavam de Ciribaí ("lugar tranqüilo"), com a chegada de Vespúcio recebeu o nome do santo do dia, Ilha de São Sebastião, como era de praxe.

Em 3 de setembro de 1805 foi decretada unidade Política Administrativa por ordem do Governador da Província de São Paulo, o Capitão General Antônio José França e Horta, que a chamou de Villa Bella da Princeza', em homenagem à Princesa da Beira.

A então na época Villa Bella, com mais de três mil habitantes, distinguiu-se conquistando foro de cidade e de município graças à dedicação de um cidadão em especial, que se projetou no final do século XVIII na história da província e da região: o capitão-mor Julião de Moura Negrão.

Em 30 de novembro de 1938, em força dum Decreto Estadual, o município de Villa Bella da Princeza passou a se chamar Formosa, o que durou seis anos. Em 30 de novembro de 1944, quando da fixação da divisão territorial administrativa e judiciária, o município passou a se chamar definitivamente Ilhabela.

Fonte: www.brasilturismo.com

Nenhum comentário: