segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Belém



BELÉM
"texto de outros"

Capital do estado do Pará, Belém oferece diversas atrações turísticas interessantes. Construções históricas, igrejas e museus, além do conhecido Mercado Ver-o-Peso, enorme feira junto ao cais, com comidas, frutas e artesanatos típicos, em torno do antigo Mercado de Ferro.

Na Cidade Velha, é possível visitar ruas e ladeiras com casarões e solares coloniais cujas fachadas são cobertas de azulejos portugueses. Outras construções históricas importantes de Belém são o Theatro da Paz, de arquitetura inspirada no Teatro Scala, de Milão, a Casa das Onze Janelas, com eventos culturais e exposições, o Forte do Castelo, primeira edificação da cidade, a Basílica de Nazaré e a Catedral da Sé.

Entre os atrativos culturais de Belém, destacam-se o Museu Emilio Goeldi, com imenso acervo da flora e da fauna da Amazônia, e o Museu de Arte sacra, com mais de trezentas peças de notável valor artístico. Na Estação das Docas, o antigo armazém do porto foi transformado em espaço gastronômico e cultural, muito visitado pelos turistas, atraídos pelos pratos da culinária regional, com destaque para o tucupi e o tacacá.

No centro da cidade, repleto de mangueiras, ficam muitos hotéis e pousadas, e também diversos bares e restaurantes que, além de cardápios típicos, oferecem opções da gastronomia internacional. No Bosque Rodrigues Alves, o visitante encontra uma amostra da Floresta Amazônica, estendida por 16 hectares , com lagos onde vivem peixes e tartarugas da região.

Sendo porto fluvial, Belém oferece vários passeios de barco onde o turista pode ter contato com o ambiente amazônico. Os principais roteiros incluem o Rio Guamá e a Ilha de Cotijuba, com 20 km de praias. Nos arredores, em Marajó e Mosqueiro, também há várias praias de rio muito bonitas.

4 comentários:

Clarita disse...

olá, passei para conhecer seu blog e adorei, eu moro em Ponta POrã- MS, cidade irmã coma Paraguaia Pedro Juan Caballero-PY.

Boa Noite,bjs

A Bolotinha disse...

ola, obg pela tua visita e aproveito para dar os parabens pelo novo cantinho aonde das a conhecer o teu belo pais!!!
bjs desde este Portugal

Pelos caminhos da vida. disse...

Um belo lugar para se conhecer, ótima dica amiga.

Estou gostando muito desse novo espaço seu.

Bom dia!

beijooo.

Antonia Albuquerque disse...

Meninas obrigada pela visita e qdo quiserem viajar fiquem a vontade, tb estou adorando essas viagens e saber mais sobre o meu País.

Bjs