quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sergipe_Aracajú


Sergipe é o seu Destino
(texto de outros)

O pouco explorado litoral de Sergipe, com cerca de 163 km de extensão entre a foz do Rio São Francisco, ao norte, e a do Rio Real, ao sul, ainda conserva muitas de suas praias praticamente selvagens.

Aracaju não tem aspecto de grande cidade.

Com menos de 500 mil habitantes, a capital de Sergipe foi planejada com avenidas largas, que proporcionam boa circulação e fácil acesso às belas praias de Aruana, do Robalo, dos Náufragos e do Refúgio. Do outro lado do Rio Sergipe, é possível visitar, de barco ou balsa, a Ilha de Santa Luzia, onde estão as praias de Atalaia Nova, da Costa e do Jatobá.

Laranjeiras, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a apenas 23 km de Aracaju, pode servir de base para visitar as praias do norte do estado, como Pacatuba, Pirambu e Barra dos Coqueiros.

São Cristóvão, ex-capital de Sergipe, 29 km ao sul da capital, é a quarta cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1590. O Centro Histórico possui um conjunto de igrejas coloniais bem preservado, além do Museu de Arte Sacra, terceiro mais importante do gênero no país, tanto pela quantidade quanto pela qualidade das mais de 500 peças expostas.

Estância tem a Praia de Abaís, uma das mais belas de Sergipe, em cuja extensão, de aproximadamente 20 km, ocorrem pequenas dunas e ondas apreciadas pelos surfistas.

Perto dali fica a movimentada Caueira, e também a Lagoa Grande, de água transparente e morna, convidando ao banho. Mais para o sul, alcança-se a Praia do Saco, já na foz do Rio Real.

Nenhum comentário: