sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vitória_ES

Vitória_ES
(fonte: www.embratur.gov.br)

Fundada em 1551, na ilha da Vitória, às margens da baía de mesmo nome, a capital do Estado do Espírito Santo ocupa área de 81 km2 e abriga dois dos mais importantes portos do País – Tubarão e Vitória-, por onde escoa grande parte da carga de minérios exportada, oriunda dos Estados de Minas Gerais e do Pará. Seus primeiros habitantes, os índios goitacazes, a chamavam de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, devido à sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos.

Dentro e fora do Brasil, o litoral do Estado do Espírito Santo é famoso pela variedade e quantidade de peixes. Nas praias de Camburi, Ilhas do Frade e Boi, e em toda orla da Baía, a pesca de arremesso, redinha ou puçá, rende ao turista boas histórias, ou quem sabe, um troféu num dos inúmeros concursos realizados na ilha.

A pesca oceânica, sem sombra de dúvidas, é o cartão de visitas da pesca em Vitória. Todos os anos, do Iate Clube do Espírito Santo, na praia do Canto, saem as embarcações para o Campeonato Internacional de Pesca Oceânica, que reúne os maiores pescadores de “peixes de bico” do mundo.

Em Vitória, foram conquistados dois recordes mundiais de pesca: o maior Marlim Azul, com 636 kg, pescado em 1992; e o maior Marlim Branco, com 82,5 kg, pescado em 1979. A melhor época de pesca do Marlim Azul é de outubro a março, e do Marlim Branco, é em novembro. Mas em qualquer época do ano, a pesca é farta e certa.

Quem visita Vitória também encontra belas praias e muitas outras atrações. Como o centro da cidade, que guarda muito da história com construções coloniais, palácios e igrejas. A tradição também chega até à cozinha, repleta de panelas de barro feitas artesanalmente, que servem pratos típicos como a moqueca e a torta capixaba.

Bares, restaurantes e boates completam o leque de atrações da cidade. Com agitada vida noturna, Vitória oferece infra-estrutura completa para receber turistas em viagens de negócios e de lazer.

Clima
O clima é quente, tropical úmido, com temperatura média mensal máxima de 30,4ºC, e mínima de 24ºC. Ocorrem chuvas constantes, principalmente nos meses de outubro a janeiro.

Atrações: Pesca
O litoral de Vitória é considerado um dos melhores locais de pesca do marlim, principalmente entre os meses de outubro a março. Isso porque a cerca de 20 milhas da costa encontra-se o abismo da plataforma continental, que delimita a mudança de profundidade de cerca de 100 m para 1000 m, habitat dos peixes oceânicos.

Praias

Camburi
Principal praia de Vitória, com 6 km de extensão. Concentra atividades culturais e esportivas, promovidas pela prefeitura de Vitória. Possui várias opções de hotéis, quiosques, restaurantes e bares que, geralmente, têm como prato principal a moqueca e a torta capixaba.

Praia do Canto
Fica ao lado do Iate Clube do Espírito Santo, onde é realizado anualmente o campeonato internacional de pesca oceânica. Possui um calçadão que é muito usado para caminhadas e cooper.

Enseada do Suá
Possui enorme calçadão e ciclovia, ideal para caminhadas, cooper e ciclismo.

Curva da Jurema
Formada pelo aterro que liga a ilha do Boi à Ilha de Vitória. Aproveite os vários barzinhos na sua orla.

Ilha do Frade
Ligada à Vitória por uma ponte, com casas de alto padrão e pequenas faixas de areia com águas muito claras, transformadas em mini-praias. A praia mais freqüentada é a das Castanheiras.

Ilha do Boi
Liga-se à Vitória por um aterro. Ao redor da Ilha estão pequenas praias com águas muito limpas. Perto da Ilha do Boi estão as Ilhas Galheta de Dentro e de Fora e a Ilha Rasa.

Na cidade

Morro da Fonte Grande
É onde se concentram as torres de TV e rádio da Capital, com 308 metros de altitude. Bela vista do local.

Igreja de São Gonçalo
Em estilo colonial, a capela foi erguida em 1707. Fica localizada na Cidade Alta, no centro da cidade.

Igreja de Santa Luzia
Edificação mais antiga da ilha, construída em 1551, e considerada monumento nacional. Nela funciona, atualmente, uma galeria de arte e um centro de pesquisas da Universidade do Espírito Santo. Outras igrejas e monastérios de significativa importância histórica também podem ser encontrados em Vitória, como a Igreja do Rosário, cuja construção remonta ao ano de 1765; as ruínas do Convento de São Francisco, primeira edificação franciscana levantada fora da região Nordeste do Brasil, que data de 1591; a Catedral da Cidade, construída em 1918; e o antigo Colégio Jesuíta, que hoje é a sede do governo do Estado, com a igreja de São Tiago, construções do século XVII. Há ainda o Palácio Domingos Martins, atualmente ocupado pela Assembléia Legislativa do Estado, construído em 1910, no local onde se encontrava a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.

Terceira Ponte
Um forma interessante de conhecer parte do litoral de Vitória é percorrendo a Ponte Darcy Castelo de Mendonça, conhecida como Terceira Ponte. Com 3.300 m e alcançando 70 m no seu ponto mais alto, possibilita a visão de praias, ilhas e portos, além da cidade vizinha de Vila Velha.

Um comentário:

Pelos caminhos da vida. disse...

Antonia!

Que tenha sorrisos,
suspiros
e abraços.

Sinta pelo menos uma gota de alegria,

Desfrute do caminho,
conte os seus passos.

Olhe o céu,
as nuvens brancas
Sinta o vento soprando o rosto

Renove as velhas esperanças
Prove novos sabores,
um novo gosto.

Distraia-se, não faça nada

Pelo menos, um minuto esqueça
Das vozes,
dos sons,
das estradas...

Ore, por aquele que mereça.

Se doe, de alma e coração
Ou não, mas também não faça nada mau.
Olhe nos olhos, deixe fluir a emoção
Não perca, a paixão, pois o corpo é mortal.

O que temos são apenas sentimentos,
Vontades, desejos e sonhos.

Vivemos de bons momentos,
Fantasias, visões e planos.
Mas de nada vale,
se não temos um bom dia
Pois a vida é a soma de cada um
E na soma dos dias,
o saldo positivo é o que tem de ficar.

beijooo.