terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ilha de Marajó


SALVATERRA
(texto de outros)

Impressionado, o poeta Carlos Drummond de Andrade tentou definir o lugar: “O Marajó é uma coisa fantástica, só você vendo... E depois de ver, é capaz de não acreditar.”

Para entender a maior ilha fluviomarinha do mundo, com cerca de 50 mil km², coberta a oeste pela densa Floresta Amazônica e a leste por uma espécie de savana, semelhante ao pantanal mato-grossense, é preciso mesmo enxergar com os olhos da poesia. A Ilha de Marajó não é apenas mais um admirável destino turístico do Brasil, é uma autêntica viagem para um país exótico e surpreendente.

Nesse "país", praticamente coberto de água de dezembro a maio, em que os búfalos muitas vezes são o melhor meio de transporte, chegando a ter o dobro da população de humanos, onde os carros só chegam de balsa e as pessoas de barco ou avião, Salvaterra é o portal de entrada. Ali fica o porto mais próximo de Belém, do outro lado da Baía de Marajó, a 80 km em linha reta.

O município possui boas pousadas e restaurantes, belas praias, igarapés, fazendas e campos. A melhor época para visitá-lo é de junho a novembro, durante o verão marajoara, quando chove menos. Embora a seca não deixe a vegetação tão exuberante, é mais fácil avistar a fauna da região, repleta de aves como garças, colhereiros, tuiuiús e guarás.

Em Joanes, antiga vila de pescadores, há ruínas de uma igreja construída por jesuítas no século XVII. Mas a grande surpresa é a Praia de Joanes, com suas águas doces ou salgadas, dependendo de quem banha a bonita enseada com falésias, o Amazonas, mais extenso e caudaloso rio do planeta, ou o Oceano Atlântico. “Salvaterra é um segredo, um presente fechado, porta-jóias, senha maçônica. É preciso respeitar Salvaterra. É preciso amar Salvaterra. Ah, você não calcula...” disse o poeta Drummond

Há várias opções de hotéis onde ficar em Salvaterra e aproveitar a estadia neste importante destino turístico do Brasil, além de pousadas charmosas que oferecem conforto, bons serviços e simpatia por um preço atrativo.

Outra opção de hospedagem interessante pode ser o aluguel por temporada, que possibilita reunir a família em um imóvel mobiliado, equipado e com boa estrutura de lazer. Neste caso, é importante procurar uma Imobiliária idônea que oriente sobre os imóveis para locação onde ficar em Salvaterra.

7 comentários:

Unknown disse...

Oi querida!
Parabéns pelo novo blog e muita sorte com ele!
Seu cantinho está muito gostoso.

Bjs

Hazel Evangelista disse...

Obrigada pelo convite para conhecer este lindo blogue.
Que bom poder viajar para lugares assim, nem que seja através do computador!

Beijos!

Cris disse...

meus parabens moça^^
adorei o blog e tenho certeza que não sou o unico ^^
tá lindo^^

Tonia Albuquerque disse...

Amigos, obrigada a todos de coração e sempre que for possível estarei visitando vocês tb, ainda trabalho e o tempo de torna curto as vezes rsrsrs
Bjão

Tonya

Pelos caminhos da vida. disse...

Cada postagem nesse novo espaço é deslumbrante.
O Brasil é muito lindo mesmo, me orgulho de ser Brasileira.

beijooo.

Jana Machado disse...

Olá Tônia, mto legal o blog novo! Tbém adoro viajar, acredito que aqui vou encontrar boas dicas. Um bj e parabéns!

Antonia Albuquerque disse...

Obrigada Ana e Janaina pela visita e por deixar seus comentários, como mto telas como amigas virtuais e quem sabe ainda não nós conhecemos pessoalmente, tudo é possível.

Bjs